Sinais de retenção de líquido:
Dor de cabeça
pressão alta
Cansaço e dores nas pernas
Joelhos e tornozelos maiores
Aumento do peso no final do dia
Diminuição da necessidade de urinar
Primeiro é importante dizer que reduzir líquido corporal não é o mesmo que emagrecer, ainda que diante da balança isso pareça a mesma coisa. É bem verdade que o peso pode variar 2kg no mesmo dia, mas isso não é gordura e sim acúmulo de água.
A retenção de líquido (inchaço) pode ter várias origens desde erro na alimentação a alterações hormonais, podendo estar associado também a problemas circulatórios e a efeitos colaterais de medicamentos.
Vale ressaltar, a retenção de líquido não é só um problema estético. O excesso de líquido pode provocar sobrecarga para o corpo, principalmente para o sistema circulatório.
Devido nosso atual estilo da alimentação, o excesso de sódio é a causa mais comum entre as apontadas acima para retenção de líquido. Mas nem tudo está perdido…. no combate a esse “vilão” temos o potássio que auxilia os rins a excretar o sódio com mais facilidade. É nesse processo de eliminação do sódio que a mágica acontece, pois eliminamos água também.
É claro que tudo isso envolve beber água. O rim precisa de um fluxo de água adequado para que ele trabalhe bem, se você estiver pouco hidratado o rim diminuirá a excreção de água.
Então para finalizar, o segredo para diminuir a retenção de líquido é:
– Sódio
+ Potássio
E muita águaaa!
(IMPORTANTE: na insuficiência cardíaca e renal a quantidade de água e potássio são limitadas. Essa são recomendações gerais para pessoas saudáveis).