O que você verá a seguir:
Emagrecimento e a necessidade de restrição calórica
Quando falamos simplesmente em perda de peso, a primeira coisa que deve ser levado em consideração é a necessidade de restrição calórica… ou seja, é necessário adoção de estratégias nutricionais que te levem a consumir menos ou a gastar mais calorias.
Esse tipo de estratégia pode ser alcançado por meio de uma dieta pensada para te proporcionar um aporte calórico abaixo do seu gasto energético total.
E como todos sabemos, se você deseja resultados expressivos em um curto tempo, uma vida mais ativa, com prática de atividade física irá ajudar nesse processo. Fazendo isso certinho, certamente você irá perder peso.
Feito esse esclarecimento, um cuidado que sempre tenho com meus pacientes é com o reganho de peso após uma dieta.
Reganho de peso (efeito sanfona)
Sem sombra de dúvida, a adoção de dietas é muito eficiente no processo de emagrecimento, mas ela por si só não garante resultados duradouros, a menos que você passe a vida toda fazendo dieta. Mas vamos combinar? Ninguém quer isso.
Normalmente as pessoas começam a fazer uma restrição calórica por meia de dietas e após alcançar o peso desejado, voltam a sua rotina alimentar anterior e com isso acabam ganhando peso novamente.
Entenda… você só emagreceu no período que fez a dieta porque você estava em restrição calórica. Quando você sair da dieta sem adquirir consciência alimentar, é quase certo que voltará a apresentar os mesmos hábitos alimentares que te levaram a ter aqueles quilinhos a mais.
Como evitar o reganho de peso
Para evitar o reganho de peso (efeito sanfona), o ideal é que você faça juntamente com a dieta uma reeducação alimentar. Assim, progressiva você vai se educando e educando seu corpo a manter seu peso após sair da dieta, além é claro de ganhar mais qualidade de vida.
É como eu costumo falar para minhas pacientes: não queremos só emagrecer, mas sim, emagrecer com saúde e permanecer magras.
Por meio da reeducação alimentar você melhora sua relação com a alimentação, adquirir consciência alimentar, o que te proporciona maior liberdade para fazer escolhas alimentares melhores e mais inteligentes, te ajudando, inclusive, a identificar e diminuir o hábito de comer por razões emocionais.
Benefícios da dieta com reeducação alimentar
De forma resumida, podemos dizer que a realização de dieta com reeducação alimentar tem os seguintes benefícios:
- Manutenção do peso ao sair da dieta;
- Mais saúde e qualidade de vida;
- Capacidade de fazer escolhas alimentares melhores;
- Maior consciência alimentar, o que ajuda a identificar e diminuir o hábito de comer por motivos emocionais.
Agora é com você, converse com sua nutricionista sobre isso. Veja como ela pode agregar a reeducação alimentar a sua dieta.
Nutricionista Presencial e Online
Talvez também seja do seu interesse: Nutricionista Online: Como funciona e seus benefícios.